Bonsai Clube Capixaba: dezembro 2012

sábado, 1 de dezembro de 2012

Bonsai de buganvília por alporque desde o início

O resultado final do projeto foi esse:
Foto 1: Buganvília apos 4 anos de trabalho.



Há alguns anos iniciei esse projeto realizando um alporque que esperei 3 meses pra retirar. Essa é a foto do alporque logo que retirado.  Na presente situação o substrato usado foi areia grossa 60% e 40 % matéria orgânica.



Foto 2: Buganvília recém-retirada.




Após cerca de 8 meses, a planta já apresentava uma boa brotação. Para melhor aproveitamento do material que seria podado, alguns galhos com potencial para bonsai menores  foram aproveitados e retirados com novos alporques. Nesse primeiro momento, ainda não havia um projeto definido para a planta, por isso retirei apenas os galhos que certamente não iriam ser usados, galhos 1 e 3.


 Foto 3: Buganvília recuperada, pouco antes de novas intervenções.


 Os galhos numerados foram retirados e as novas mudas obtidas estão numeradas de acardo com a foto acima nas imagens abaixo:

 Foto 4: Buganvília - nova alporquia Planta 1



Foto 5: Buganvília - nova alporquia Planta 3






Ao retirar os alporques , reenvasar em nova inclinação deixando a planta mais vertical e desfolhando para melhor visualização, ganhei uma projeto que orientou todo o restante do trabalho. Outra alteração foi com relação ao substrato que passou a ser 70% orgânico.
Foto 6: Buganvília - 1ª intervenção - retirado os alporques 1 e 3, replantio, desfolha e aramação.






Apos ganhar o projeto do amigo Alexandre S. Coelho, postado no fórum do Atelier do Bonsai, retirei outro alporque do galho 2 e segui fazendo os ajustes necessários para alcançar o resultado projeto.
Foto 7: Buganvília - Projeto do Alexandre S. Coelho


Apos 3 meses se recuperando a planta para próximas intervenções
Foto8: recuperação




Planta 2 obtida por alporquia:
Foto 9: alporque 2 retirado






Foto 10: Matriz com alporque 2 retirado se recuperando da poda, engrossando galhos principais e fazendo as ramificações secundarias e terciarias

Apos 6 meses, já em vaso de bonsai, foi trabalhada a madeira morta, criando um grande oco no tronco. As folhas ainda estão muito grandes, porem nova desfolha agora com o objetivo de reduzir a folhagem também foi feita apos esta foto.
Foto 10: Reenvase para vaso de bonsai, trabalho na madeira morta, desfolha e aramação.



Cerca de 10 meses apos a foto 10, a planta já apresenta características de bonsai, folhagem proporcional e ramificação razoável. Nesse período ela foi constantemente aramada. 
 Foto 11: Buganvília com 3 anos de cultivo, já com ramificações secundarias e terciarias 


apos um pouco mais de 4 anos de cultivo, vejo este como resultado final do projeto, que alterei levando em consideração a dica do Rock Jr. em diminuir o ápice deixando a planta mais baixa e robusta.
 Foto 11: Buganvília em 2012